Seleção exige ensino superior, limite de idade e CNH; salário inicial será de R$ 4,6 mil.
A Polícia Penal do Estado de São Paulo foi autorizada a realizar concurso público com 1.100 vagas para o cargo de Policial Penal. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (25). A banca organizadora ainda será definida.
O processo seletivo contará com quatro fases eliminatórias: prova objetiva, prova de aptidão física e aferição de estatura, avaliação psicológica e investigação social, que inclui a análise da conduta pessoal e comprovação de idoneidade.
De acordo com a Lei Orgânica da Polícia Penal, os candidatos devem atender a uma série de requisitos: possuir ensino superior completo, ter até 35 anos de idade até o fim do período de inscrições, carteira de habilitação na categoria “B” ou superior e não ter tatuagens que contrariem os valores éticos da carreira.
A remuneração inicial para o cargo, no nível I, será de R$ 4.695,60, já com reajuste conforme a Lei Complementar nº 1.425/2025.
Atualmente, o Estado de São Paulo possui unidades prisionais em diversas regiões, incluindo os municípios de nosssa região.
Fonte: Portal da Cidade, com informações da Secretaria da Administração Penitenciária