Mudança no clima começou a ser sentida em todo o estado de São Paulo desde quarta-feira (20) e pode deixa temperaturas mais baixas até domingo (24). Há possiblidade de chuvas fortes, raios e rajadas de vento acima de 50 km/h.
Uma frente fria mira todo o estado de São Paulo e a partir de quarta-feira (20) começou a deixar as temperaturas mais baixas, previsão de queda de temperatura até domingo (24)
Além da baixa temperatura, a Defesa Civil estadual prevê chuvas fortes, raios e rajadas de vento acima de 50 km/h nas região de Sorocaba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru e Itapeva (SP).
Cuidados
Conforme o órgão, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, vento forte e chuva de granizo.
Para aumentar a segurança dos moradores durante tempestades, a Defesa Civil recomenda algumas ações. Veja abaixo.
- Evite áreas arborizadas durante a tempestade;
- Não enfrente áreas alagadas ou com enxurradas;
- Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto;
- Em caso de rajadas de vento, procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
- Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes;
- Não faça trabalhos com andaimes e encaixes metálicos durante ventania;
- Ao dirigir, evite se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis;
- Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência;
- Se precisar sair do veículo, não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, se afaste dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo. Afaste-se por pelo menos 10 metros do local da queda do fio.
Por g1 Sorocaba e Jundiaí