
Com a nova medida, a administração direta do município continuará à frente da entidade por mais um ano, totalizando quatro anos de intervenção até o término desta última prorrogação.
A Prefeitura de Andradina publicou, no Diário Oficial do Município de quinta-feira (15), um novo decreto que prorroga por mais 12 meses a intervenção do Poder Executivo na gestão da Irmandade Santa Casa de Andradina. Esta é a terceira prorrogação desde o início da medida, implantada em 15 de maio de 2023.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Mário Celso Lopes, a atuação da atual equipe interventora será mantida até outubro de 2026, podendo ser encerrada antes do prazo ou novamente prorrogada, caso necessário. O médico Dr. Amyr Zalnirevkynas Camillo permanece como interventor.
A Comissão Executiva, composta por profissionais das áreas médica, técnica, administrativa e jurídica, também foi reconduzida para continuidade dos trabalhos em andamento. Tendo Dr Thiago Henrique Barbosa Oliveira como gestor clínico; Rodrigo Crivelli Marques como gestor administrativo-financeiro, Dr Fábio de Souza Nunes da Silva como gestor jurídico e Dr Raphael Marques Pugliese como gestor técnico.
Segundo o documento, a decisão foi baseada em relatório apresentado pelo interventor, que aponta a necessidade de continuidade das ações para garantir:
- Regularização administrativa e financeira da entidade;
- Conclusão de projetos estruturais iniciados nos últimos dois anos;
- Manutenção dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
- Reorganização da gestão contábil, operacional e de pessoal;
- Ampliação da capacidade de internação e modernização dos serviços hospitalares.
O relatório também destaca avanços conquistados desde o início da intervenção, como a reestruturação de setores, ampliação de leitos, melhorias no atendimento, implementação de protocolos e fortalecimento da equipe multiprofissional. No entanto, aponta pendências financeiras e administrativas que ainda impedem a retomada da gestão pela irmandade.
Histórico da intervenção
A intervenção municipal na Santa Casa de Andradina foi decretada originalmente em maio de 2023, após o agravamento da crise financeira e administrativa do hospital. A primeira prorrogação ocorreu em novembro de 2023 e a segunda em outubro de 2024.
Com a nova medida, a administração direta do município continuará à frente da entidade por mais um ano, totalizando quatro anos de intervenção* até o término desta última prorrogação.
A Prefeitura afirma que a prorrogação visa garantir estabilidade, segurança administrativa e qualidade na prestação dos serviços de saúde à população. O decreto já está em vigor a partir da data de sua publicação.