Andradina investe na humanização no transporte de pacientes na Saúde

A humanização no serviço de saúde tem se destacado como uma prática essencial pelos municípios, transformando a experiência dos pacientes e melhorando os resultados no tratamento. Em Andradina essa abordagem vem sendo aplicada não só no atendimento em sí, mas também em outros contextos, como no transporte de pacientes.

“O atendimento humanizado é uma prática que coloca o paciente no centro do cuidado, considerando suas necessidades físicas, emocionais e psicológicas. Isso implica em uma abordagem empática, acolhedora e respeitosa, onde o paciente é ouvido e compreendido”, disse a secretária de Saúde, Maristela Marinho.

Segundo o Diretor do Departamento Administrativo e Financeiro da Saúde, Rodrigo Gatti, os motoristas de ambulâncias e outros tipos de veículos que fazem este serviço em Andradina são treinados para lidar com pacientes de forma empática e respeitosa, garantindo que eles sejam transportados de forma segura e confortável. “Principalmente a comunicação clara e acessível entre os profissionais de saúde e os pacientes durante o transporte ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade das pessoas que precisam se deslocar para obter atendimento em outras cidades onde na grande maioria das vezes é uma viagem de ida e volta no mesmo dia”, explicou Gatti.

Com grande conhecimento no setor, com 12 anos acumulados período que já foi até mesmo motorista, o coordenador da Central de Ambulâncias, Fabrízio Carvalho, afirma que nos últimos anos o trabalho para promover a humanização do setor tem dado resultados. Ele explica alguns desafios encontrado pelos motoristas, tanto em viagens longas como curtas, ou até mesmo dentro da própria cidade. “Os motoristas de ambulâncias desempenham um papel fundamental no transporte de pacientes com necessidades especiais o que pode proporcionar situações complexas, como atender pessoas em tratamento de câncer, com limitações físicas e pacientes em hemodiálise”, disse.

Fabrízio afirma que, em alguns casos específicos, os motoristas precisam ser sensíveis e empáticos ao lidar com os pacientes, como no caso daqueles que estão passando por tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, que podem causar dor, fadiga e ansiedade, em viagens longas. “Temos uma casa de apoio em Barretos, onde está localizado o Hospital do Amor, o que é uma ajuda essencial neste tratamento, mas a viagem é bastante longa e após os tratamentos, os pacientes costumam passar mal”, narra o coordenador.

A cidadã Elisete Pereira se manifestou nas redes sociais da Prefeitura. “Quero deixar aqui meu sincero parabéns à Prefeitura de Andradina pelo cuidado e atenção com o transporte destinado aos pacientes em tratamento, como eu, que sigo firme na luta contra o câncer. Somos tratados com carinho, respeito, pontualidade e prioridade algo que faz toda diferença em dias difíceis. Em especial, deixo meu agradecimento ao motorista, que conduz com zelo, educação e serenidade, a viagem para Jales e Fernandopolis, proporcionando uma viagem tranquila e segura a todos nós. Que Deus continue abençoando sua vida e seu caminho! Ser cuidada com dignidade é um ato de amor que merece ser celebrado!”

Fabrízio explica que, na questão dos pacientes que fazem tratamento de Hemodiálise, com a abertura do atendimento em Andradina, mais uma ação da Prefeitura após decretar intervenção na Santa Casa, o transporte de pacientes ficou mais tranquilo e continua sendo feito mesmo que dentro do município. Neste tratamento as pessoas ficam longos períodos conectados à maquinas que fazem a filtragem no sangue e provocam algumas reações, como a hipotensão ou a hipertensão e podem precisar de apoio durante o transporte. Mesmo com transporte rápido dentro da cidade toda a atenção é dispensada aos pacientes, e para quem ainda se trata fora de Andradina, a atenção é redobrada.

Números e destinos
No ano passado foram percorridos mais de 1,2 milhão de km para transporte de pacientes, levando mais de 2 mil pessoas por mês sejam levadas a outros municípios ou cidades para receber tratamento médico adequado, percorrendo dezenas de milhares de quilômetros para garantir todos cheguem ao seu destino de forma segura e confortável.

Os destinos mais comuns são Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Araçatuba, Bauru, Botucatu e São Paulo. São uma média de 100 mil quilômetros rodados em um mês. Em breve será criado mais uma linha de transporte para o município de Jales diminuindo o tempo de viagem e espera dos pacientes que se tratam no Hospital do Amor.

Atualmente o setor de Transporte de Pacientes conta com uma frota de 20 veículos. São veículos baixos e comuns, ambulâncias, vans e ônibus veículos esses todos climatizados para melhor acolhimento dos pacientes, esses pacientes por sua vez são pegos de acordo com suas necessidades individuais nas residências ou em pontos de coletas espalhados pela cidade.

Com mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação, o Independente Online se dedica a levar informações verdadeiras, objetivas e transparentes sobre os principais acontecimentos da cidade de Andradina-SP. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de notícias locais, conectando a comunidade aos fatos mais relevantes, sempre com ética e responsabilidade, mantendo os cidadãos bem-informados e participativos na vida da cidade.

Carlos Camargo

Reflexão: Liberdade de expressão e seus limites

Com mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação, o Independente Online se dedica a levar informações verdadeiras, objetivas e transparentes sobre os principais acontecimentos da cidade de Andradina-SP. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de notícias locais, conectando a comunidade aos fatos mais relevantes, sempre com ética e responsabilidade, mantendo os cidadãos bem-informados e participativos na vida da cidade.

Tags

Edit Template

Sobre

Com mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação, o Independente Online se dedica a levar informações verdadeiras, objetivas e transparentes sobre os principais acontecimentos da cidade de Andradina-SP. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de notícias locais, conectando a comunidade aos fatos mais relevantes, sempre com ética e responsabilidade, mantendo os cidadãos bem-informados e participativos na vida da cidade.

Tags