
Proprietários de veículos com emplacamento final 7 e 8 têm até o fim do mês de outubro para efetivar o licenciamento.
A taxa é de R$ 167,74 e os condutores precisam primeiro garantir a quitação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e de quaisquer multas de trânsito pendentes.
Segundo o Detran-SP, até setembro de 2025, em São Paulo, 16 milhões de veículos já estavam
devidamente licenciados.
Cronograma e Prazos
O processo conta com diferentes períodos e categorias definidos em cronograma. Para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque, o licenciamento, que começou em julho, vai até dezembro de 2025. Os finais de placa 1 e 2 venceram em julho; 3 e 4 em agosto; 5 e 6 em setembro; 7 e 8 neste mês de outubro; final 9 em novembro; e final 0 em dezembro. Já para os veículos de carga, registrados como caminhão e trator, o calendário iniciou em setembro e vai até dezembro de 2025. As placas com finais 1 e 2 tiveram vencimento em setembro; 3, 4 e 5 vencem em outubro; 6, 7 e 8 em novembro; e 9 e 0 em dezembro.
Procedimento
Para licenciar, o responsável deve informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e pagar a taxa em uma agência dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Após o pagamento, o CRLV (documento digital atualizado) pode ser obtido e impresso em papel sulfite comum nos portais do Detran-SP, Poupatempo ou Senatran, ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Conduzir veículo sem licenciamento é infração considerada gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na CNH e a remoção do veículo para o pátio, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Para a liberação, o proprietário deve quitar todas as dívidas, além dos custos de remoção e estadia.
Por Folha da Região