
A previsão do tempo indica temperaturas elevadas e baixa umidade em São Paulo nesta segunda-feira (6), segundo informações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na terça-feira (7), no entanto, uma nova frente fria fará com que a temperatura despenque no estado.
A primeira segunda-feira de outubro deve apresentar sol intenso, sensações térmicas próximas de 40ºC e baixa umidade. A capital paulista deve ter variação térmica superior a 13ºC, com a máxima 36ºC e mínima de 19ºC. Segundo a Climatempo, hoje poderá ser um dos dias mais quentes do ano até agora no estado de São Paulo.
De acordo com o INMET, parte do estado de São Paulo está dentro da área de alerta para condições potenciais de risco, devido a baixa umidade. Locais como São José do Rio Preto, Presidente Prudente, São Carlos e toda região que abrangem o lado sul-leste de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, podem registrar umidade relativa do ar próximas de 20%, índice considerado de risco pelos órgãos competentes.
Alerta de perigo: onze estados e DF têm previsão de baixa umidade
A segunda semana de outubro inicia com um aviso de risco devido à baixa umidade do ar em 11 estados e no Distrito Federal, conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O aviso abrange a área central do Brasil, afetando principalmente os estados da região Centro-Oeste, com a maior parte de Mato Grosso e Goiás sob alerta, além das regiões leste e sul do Mato Grosso do Sul.
Na região Nordeste, a notificação de risco devido à baixa umidade é especialmente válida para a parte oeste da Bahia, sul do Maranhão e boa parte de Pernambuco e Piauí. O alerta se estende também à maior parte do Tocantins, na região Norte.
Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte há um alerta de perigo potencial devido à baixa umidade do ar. Já a costa litorânea do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte está sob alerta para ventos costeiros.
Por sua vez, o Rio Grande do Sul enfrenta um alerta de perigo para tempestades. A frente fria que já afeta o estado provoca chuvas intensas, raios, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h. Os acumulados de chuva podem variar entre 30 e 80 mm por dia, conforme informações da Defesa Civil Estadual.
Mudança no tempo amanhã
Após o calorão, uma nova frente fria avança sobre o estado de São Paulo durante a terça-feira (7), causando pancadas de chuva e queda de temperatura em todas as regiões do estado, segundo a Climatempo.
A chuva mais frequente e volumosa deve acontecer nos extremo Sul e no litoral do estado de São Paulo. Nas outras áreas pelo interior paulista, a chuva não será tão abrangente. Mas a chuva não será persistente e nem em volume suficiente para reverter o quadro de seca que ainda é observado em muitas áreas do interior paulista.
Esta nova frente fria traz ventos frios para todo o estado de São Paulo e causa queda na temperatura. No centro, oeste e norte do estado de São Paulo, o efeito da entrada do ar frio será de refrescar o ar, deixando as tardes menos quentes e as noites com temperatura amena.