Uma paciente com transtornos psiquiátricos em surto causou danos em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), quebrando objetos, causando confusão e destruindo uma porta de vidro. O paciente foi à UPA manhã do último sábado (16) com várias reclamações de saúde e já tinha sido atendida pelo médico de plantão e recebido medicações.
Após o quebra-quebra ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia onde continuou apresentando sinais de surto, não sendo possível nem ao menos a retirada de digitais. Por conta de uma ordem judicial ela foi internada na Santa Casa de Andradina onde permanecerá até abertura de vaga numa instituição psiquiátrica de referência.
• A UPA foi reparada e voltou a funcionar normalmente. Em outro caso semelhante no mês passado, outra paciente com transtorno psiquiátrico quebrou porta da frente da UPA.
•
• Para a diretora da UPA, Giovana Pierobom, esses incidentes destacam a importância de um acompanhamento adequado para pacientes com transtornos mentais e a necessidade de estruturas de saúde preparadas para lidar com situações de crise. No caso da UPA de Andradina existem seguranças 24 horas por dia.