Força-tarefa envolveu GCM, PM e Detran-SP para combater ruído excessivo e irregularidades de trânsito
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Birigui deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31), a Operação Escapamento, voltada à fiscalização de motocicletas com alterações no sistema de escape e outras infrações de trânsito. A ação contou com apoio da Polícia Militar e do Detran-SP, além da participação direta da Guarda Civil Municipal.
O objetivo principal foi coibir o uso de escapamentos irregulares que causam barulho excessivo, motivo de constantes reclamações por parte da população.
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Vagner Freire, apesar de existirem entraves legais para algumas formas de fiscalização e apreensão, tanto a GCM quanto a PM têm atuado dentro dos limites permitidos pela legislação para coibir os abusos.
Durante a operação, 248 motocicletas foram fiscalizadas e 248 testes de etilômetro foram realizados. Uma pessoa foi flagrada dirigindo sob efeito de álcool.
Além disso, o balanço aponta que:
- 7 motocicletas foram apreendidas por irregularidades;
- 14 motos apresentavam problemas, mas foram sanadas no local e liberadas após autuação;
- 9 motocicletas estavam com o licenciamento vencido;
- 11 condutores não possuíam habilitação;
- 4 pessoas dirigiam com a CNH vencida.
O secretário destacou que a operação reflete um esforço para reduzir os altos índices de acidentes no município, muitos deles provocados por condutores em situação irregular.
“Essas abordagens, que flagraram motoristas embriagados, inabilitados ou com pneus em más condições, ajudam a explicar o número de acidentes registrados em Birigui”, afirmou Freire.
Por Guilherme Renan