Um incêndio de grandes proporções destruiu, na manhã desta quarta-feira (3), a Cooperativa de Reciclagem de Lixo de Ilha Solteira (COOPERSELI), localizada na rodovia que liga a cidade às praias. Apesar da gravidade do fogo, cerca de 15 cooperados que estavam no local conseguiram sair a tempo e ninguém ficou ferido.
As chamas teriam começado por volta das 11h em uma área de mato ao lado da cooperativa e, rapidamente, se alastraram até atingir o prédio. Em poucos minutos, todo o maquinário utilizado na separação dos materiais recicláveis foi consumido, assim como os resíduos que estavam armazenados dentro e fora do galpão.
Devido à alta combustão do material, o trabalho de combate ao fogo foi difícil. A ação contou com a participação do Corpo de Bombeiros, equipes da brigada de incêndio da Usina Santa Adélia e funcionários da Prefeitura.
A expectativa é que o incêndio afete a coleta seletiva no Município. Embora o recolhimento do lixo domiciliar deva seguir normalmente, a armazenagem e a triagem dos materiais recicláveis podem ser comprometidas, já que toda a estrutura e os equipamentos da COOPERSELI foram destruídos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agronegócio, Pesca e Meio Ambiente, Adaías Cardoso Gonçalves, por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, disse que a que coleta não deve ser alterada. “Estamos tomando todas as precauções para o serviço não parar”, informou a Assessoria de Imprensa.
Ainda não há posicionamento sobre o local para onde o lixo coletado será levado.
A situação também preocupa os cooperados, que têm na venda dos recicláveis sua principal fonte de renda. Até o momento, não há definição sobre alternativas para garantir a continuidade do trabalho e do sustento das famílias envolvidas.
Por Douglas Cossi Fagundes
											
															
															

