Homem de 27 anos morre após ser detido por policiais militares em Guararapes

Foi encontrado inconsciente no compartimento de presos da viatura ao ser apresentado no hospital da cidade e não resistiu

A Polícia Civil de Guararapes (SP) deve instaurar inquérito para investigar as causas da morte de Rennan Ada Silva Rodrigues dos Santos, 27 anos, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (8). Ele foi encontrado já inconsciente dentro do compartimento de presos de uma viatura da Polícia Militar, onde foi colocado ao ser detido, após fugir de uma tentativa de abordagem.

Segundo o que foi apurado pela reportagem, equipe em patrulhamento de rotina pela avenida Eurides Amaral Marques de Oliveira, pouco depois das 23h, viu dois homens em uma bicicleta pela via. Os policiais notaram que o garupa tinha um volume na região da cintura, por isso, decidiram fazer a abordagem.

Porém, os suspeitos teriam fugido com a bicicleta, que foi abandonada na rua Vinte e Um de Abril. A partir daí, eles passaram a correr a pé, no sentido oposto e Santos, que estava na garupa, continuava a correr, colocando a mão na cintura. Um dos policiais deu ordem para que parasse, mas ele seguiu fugindo e pulou o muro de uma residência desabitada.

Arma

Ainda de acordo com o que foi relatado, ao olhar para esse terreno, um dos policiais viu que o suspeito estava realmente segurando uma arma de fogo, aparentemente uma pistola. Foi solicitado apoio e realizado o cerco no quarteirão.

Santos teria sido visto fugindo sobre telhados de residências e a abordagem aconteceu na rua Manoel Cardoso de Farias, após ele sair correndo do quintal de uma residência na avenida Eurides do Amaral Marques de Oliveira. O suspeito foi identificado como sendo a pessoa que havia pulado o muro, segurando uma arma de fogo.

Ele estaria extremamente cansado, ofegante e demonstrava exaustão física. Além disso, de acordo com o que foi relatado, tinha várias escoriações pelo corpo e apresentava resquício de um pó branco nas narinas. Segundo o que foi relatado, ao ser questionado onde estaria a arma que ele portava, Santos teria apresentado falas desconexas.

Socorro

Ainda de acordo com o que foi informado, o suspeito foi colocado no compartimento de preso da viatura e encaminhado para atendimento médico na Santa Casa de Guararapes. Após receber autorização da equipe de enfermagem para apresentá-lo na unidade de saúde, os policiais foram até à viatura. Porém, ao abrir a porta do compartimento de preso, Santos estava inconsciente.

Com a utilização de uma maca e apoio de uma enfermeira, ele foi levado para a sala de emergência, porém, teve o óbito constatado pelo médico que fez o atendimento. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico que deve apontar a causa da morte.

Investigação

O caso foi apresentado no plantão policial de Araçatuba e o delegado determinou a realização de perícia no local onde aconteceu a abordagem e na viatura em que ele foi transportado até à Santa Casa. Foram realizadas buscas para tentar localizar a arma de fogo que ele estaria portando, mas ela não foi encontrada.

O homem que pedalava a bicicleta no momento em que os dois fugiram não foi localizado e nem identificado. O caso foi registrado inicialmente como morte suspeita e um inquérito será instaurado pela delegacia de Guararapes, que aguardará o laudo do exame necroscópico e toxicológico.

Nota

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) emitiu nota a pedido da reportagem sobre o caso:

“Um homem de 27 anos morreu após fugir de uma abordagem policial na noite de domingo (7), na Rua Vinte e Um de Abril, no bairro Copacabana, em Guararapes. 

Segundo o boletim de ocorrência, ele estava na garupa de uma bicicleta e teria iniciado a fuga ao notar a aproximação da viatura, correndo por vias públicas, pulando muros e passando sobre telhados até ser localizado e detido, já na Rua Manoel Cardoso de Farias. 

No momento da captura, apresentava escoriações e sinais de exaustão. Após a detenção, o homem, ainda algemado, foi levado pela Polícia Militar à Santa Casa de Guararapes, mas não resistiu e faleceu. Foram solicitados exames ao IC e IML para apuração da causa da morte. 

O segundo indivíduo que acompanhava o suspeito na bicicleta não foi encontrado. O caso foi registrado como morte suspeita na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araçatuba. Diligências são realizadas para o esclarecimento dos fatos”.

Com mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação, o Independente Online se dedica a levar informações verdadeiras, objetivas e transparentes sobre os principais acontecimentos da cidade de Andradina-SP. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de notícias locais, conectando a comunidade aos fatos mais relevantes, sempre com ética e responsabilidade, mantendo os cidadãos bem-informados e participativos na vida da cidade.

Carlos Camargo

Reflexão: “Brasil Refém da Polarização”

Com mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação, o Independente Online se dedica a levar informações verdadeiras, objetivas e transparentes sobre os principais acontecimentos da cidade de Andradina-SP. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de notícias locais, conectando a comunidade aos fatos mais relevantes, sempre com ética e responsabilidade, mantendo os cidadãos bem-informados e participativos na vida da cidade.

Tags

Edit Template

Sobre

Com mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação, o Independente Online se dedica a levar informações verdadeiras, objetivas e transparentes sobre os principais acontecimentos da cidade de Andradina-SP. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de notícias locais, conectando a comunidade aos fatos mais relevantes, sempre com ética e responsabilidade, mantendo os cidadãos bem-informados e participativos na vida da cidade.

Tags