Faleceu em Barretos, onde esteve internado para tratamento da próstata, o pastor João Gilberto Romano, líder espiritual, educador, escritor e referência moral da comunidade andradinense. Ele completaria 81 anos no próximo dia 24. O velório acontece na Primeira Igreja Batista, a partir das 14h, e o sepultamento às 11h desta quarta-feira.
Pastor Romano partiu deixando um legado de fé, amor ao próximo e dedicação incansável à obra de Deus e ao bem comum. Por mais de cinco décadas, serviu como pastor titular da Primeira Igreja Batista em Andradina, sendo exemplo de integridade, humildade e compromisso com os valores cristãos.
Reconhecido como pilar na fundação e desenvolvimento da igreja local e de instituições semeadas a partir dela, inspirou e orientou inúmeras gerações por meio do ensino bíblico, rádio, palestras, artigos e ministério pastoral atuante.
Nasceu em 24 de junho de 1944, no bairro Tremembé, subdistrito de São Paulo, era filho de Livello Romano e Angelina Santos Romano. Estudou no Grupo Escolar “Dr. Raul Briquet”, em Itapevi e ingressou em 2 de março de 1964 no Instituto Bíblico Bereano (Mogi das Cruzes), se formando em 13 de dezembro de 1969. Nesse mesmo ano, tornou-se membro da Igreja Batista de Osasco.
Foi examinado pela Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo e ordenado em agosto de 1970. Atuou como evangelista da Liga do Testamento de Bolso (junho de 1972), realizando pregações e projeções de filmes bíblicos ao ar livre por cinco estados.
Romano teve uma trajetória marcada por superações e fé. Desde cedo trabalhou para ajudar no sustento da família e encontrou em Cristo o sentido da vida, ao lado de seu pai, após um encontro transformador com o evangelho. Em 1956, ambos foram batizados, e a caminhada cristã se tornou o alicerce de sua vida.
Além de pastor, atuava no 28º Batalhão da Polícia Militar e no 30º Grupamento de Bombeiros atuou como capelão, sendo colaborador de longa data da imprensa local. Membro fundador da Academia Andradinense de Letras e reconhecido como Cidadão Andradinense pela Câmara Municipal, era escritor de artigos publicados em duas revistas evangélicas e apresentava o programa de rádio “Fim de Noite com Deus”, nas terças e quintas, às 22h, na Rádio Metrópole.
Homem de visão e esperança, repetia com frequência: “A Deus, toda honra e toda glória. Amém.” A comunidade batista, os amigos, familiares e todos que com ele conviveram lamentam sua partida, mas celebram a vida de um verdadeiro servo de Deus.
Por Impacto Online