
O Castramóvel de Andradina vai iniciar as suas atividades em 2026 no próximo dia 21 de janeiro no Assentamento Primavera. A informação é do secretário de Agricultura e Abastecimento de Andradina, Fabrício Mazotti, ressaltando que nesta fase serão castrados felinos de ambos os sexos.
Para organizar os atendimentos, o levantamento dos animais é realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde, que identificam os tutores e repassam orientações sobre preparo, datas e horários. Os procedimentos acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde próximas aos locais de moradia das famílias atendidas. A microchipagem foi incluída no processo, garantindo identificação permanente e contribuindo para a guarda responsável.
Mazotti explicou que a iniciativa integra a etapa do cronograma de ações em áreas rurais, que já passou pelos assentamentos Arizona e Belo Monte. Sob a coordenação do Departamento de Causa Animal, a unidade móvel possibilita que moradores de regiões mais afastadas tenham acesso à castração e microchipagem de felinos sem a necessidade de deslocamento até a cidade.
“Todos os assentamentos, por serem os locais mais afastados, receberão o serviço prioritariamente e posteriormente vai se estender o atendimento aos bairros urbanos. Isso é um passo fundamental para o controle populacional e o bem-estar dos animais”, destacou.
A castração é considerada uma medida essencial para a saúde pública, prevenção de doenças e redução do abandono. Com o Castramóvel em operação, a administração municipal avança no compromisso com políticas de proteção animal e atendimento da população que aguardava, há anos, pela efetivação desse serviço.


