
O PAV-Receita Federal (Ponto de Atendimento Virtual) de Andradina alerta para uma nova modalidade de golpe que tem chegado no início do ano. Segundo Caroline Pelissar e Gabriel Spagnuolo, responsáveis pelo PAV Andradina, os criminosos utilizam nome e CPF reais dos contribuintes para criar páginas falsas de cobrança que imitam o visual do gov.br e induzem ao pagamento imediato.
Golpistas sempre criam pressa: prazos de minutos, ameaça de bloqueio do CPF ou contas bancárias e ofertas de “desconto” para pagamento imediato. Golpista fala “agora”.
“Só neste início de janeiro já atendemos 10 pessoas procurando esclarecimento e duas caíram nos golpes, com cobranças falsas sobre IPVA. Deixamos claro que a Receita Federal não envia mensagens com prazos curtos, não solicita pagamentos por aplicativos e nunca exige ação imediata. Qualquer dúvida deve ser confirmada diretamente nos canais oficiais”, explica Caroline.
Fique Atento
Problemas reais, pendências e débitos aparecem exclusivamente no e-CAC, acessado pelo site oficial da Receita Federal. O órgão não envia boletos, descontos ou links de pagamento por mensagens.
A Receita Federal não envia links de negociação e alertas de bloqueio de CPF por e-mail, SMS ou WhatsApp. Mensagens com esse conteúdo devem ser consideradas suspeitas. Para se prevenir: Não clique em links e não abra anexos enviados por mensagens ou e-mails desconhecidos.
Sobre o PAV
O PAV da Receita Federal é uma parceria entre a Receita e municípios para levar serviços fiscais mais perto do cidadão, funcionando como uma extensão do atendimento online e presencial, permitindo resolver pendências, regularizar CPF, emitir certidões e acessar outros serviços sem precisar viajar para grandes centros, oferecendo comodidade e agilidade, especialmente para quem tem dificuldade com o digital.
O PAV Andradina está localizado na Avenida José Augusto de Carvalho, 1173, anexo a Secretaria de Desenvolvimento.


