Neste mês de agosto, a cidade de Andradina se uniu à celebração mundial do Agosto Dourado, destacando a importância vital do aleitamento materno para a saúde de crianças, mães e toda a sociedade. Com o slogan “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a campanha mobilizou centenas de mães, profissionais de saúde e famílias numa programação alusiva realizada na semana passada.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a única intervenção isolada com maior potencial de impacto na redução da mortalidade infantil. Pode prevenir até 13% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Além disso, o leite materno atua como um verdadeiro remédio, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo o risco de infecções graves e protegendo contra doenças como a enterocolite necrosante”, explicou a secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho.
Com o objetivo de apoiar a amamentação como forma de garantir um futuro saudável para as crianças, uma programação se estendeu à Câmara Municipal de Andradina e ambientes de saúde, levando conhecimento ás mães em período de amamentação.
O cronograma de eventos em Andradina, contou com o Fórum sobre Amamentação na Câmara Municipal de Andradina, com palestrantes renomados abordando temas relacionados e rodas de conversa e palestras nas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo Carla Back, o slogan da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) (Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis), é uma mensagem potente que convida governos, instituições, profissionais de saúde e famílias a fortalecerem as redes que tornam possível o início saudável da vida. “A cor dourada simboliza o que há de mais precioso: o leite materno, fonte de vida, vínculo e proteção. E não é exagero dizer que amamentar salva vidas”, explicou Carla.
Objetivos da Campanha
- Informar as pessoas sobre o papel na criação de ambientes de apoio e sustentáveis para o aleitamento
- Estabelecer o apoio contínuo ao aleitamento como um componente vital para a criação de um ambiente sustentável
- Engajar indivíduos e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento
- Mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento, contribuindo para um ambiente mais sustentável.