O Programa Olhar Acolhedor de Castilho foi retomado com a entrega de mais 31 óculos gratuitos para crianças e idosos que necessitam de correção visual. Desde que foi implantado, em 2022, o programa já beneficiou mais de 650 pessoas.
De acordo com o secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, o Olhar Acolhedor atende crianças em fase de alfabetização, pessoas com dificuldade financeira e até mesmo idosos com visão já debilitada.
“Nosso objetivo com esse programa é promover qualidade de vida e devolver a capacidade visual a essas pessoas”, disse Demilson.
O secretário destacou que o Chefe do Executivo tem um olhar sensível para essas ações e que a Gestão atual tem trabalhado para diminuir as filas e estabelecer projetos que trazem resultados para à comunidade.
Além do Programa Olhar Acolhedor, outros projetos como o Opera Castilho, Ouvir e Acolher também têm sido implementados para qualificar o atendimento e a assistência.
Para ter direito à gratuidade do serviço, as pessoas precisam ter o Cadastro Único na Assistência Social ou ser beneficiárias de algum programa de transferência de renda, conforme Lei aprovada pela Câmara.
Os óculos doados são de qualidade e podem chegar a custar entre R$ 300 a R$ 400.00 para o município e sem custo algum ao morador.
“A pessoa passa pelo oftalmologista e já vem com a receita pronta indicando a necessidade do óculos e o grau. Em seguida, o caso é passado para a Assistência Social que verifica os critérios de inclusão. Estando apto, a pessoa é encaminhada para uma ótica onde terá direito de escolher a armação que mais combina com ela, e 15 dias depois é feita a entrega dos óculos”, explicou Demilson.