Durante um patrulhamento de rotina, uma equipe de segurança atendeu a uma demanda trazida pela Polícia Civil referente a um caso de maus-tratos a animais. Na data de 26 de março de 2025, quatro galos foram encontrados em condições deploráveis, situação que foi confirmada por um médico veterinário. Os animais estavam envolvidos em uma rinha, prática ilegal que gera sérias consequências para a saúde e bem-estar dos bichos.
A Polícia Civil, já ciente da situação, apreendeu os petrechos utilizados na rinha e depositou os galos sob a custódia do infrator. Nesta nova operação, a equipe deslocou-se até o local para realizar as providências administrativas necessárias. Um Auto de Infração foi elaborado, resultando em uma penalidade de multa simples no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) ao infrator, pela prática de maus-tratos a animais domésticos.
Apesar da gravidade da situação, os galos permaneceram sob a guarda do infrator, que agora se tornou fiel depositário dos animais. As providências penais relacionadas ao caso já foram adotadas pela Polícia Civil, que segue investigando e responsabilizando os envolvidos na prática ilegal. Essa ocorrência destaca a importância da atuação conjunta das forças de segurança na proteção dos animais e na repressão a atividades criminosas que promovem o sofrimento dos seres vivos.
Por Carlos Sodário