Paciente teve o comportamento após ser informada que o atendimento dela seria as 19h
Uma funcionária pública municipal de Araçatuba registrou um boletim de ocorrência na última terça-feira, 8, após ter sido desacatada por uma paciente na UBS (Unidade Básica de Saúde) Morada dos Nobres.
De acordo com o boletim de ocorrência, a servidora, de 51 anos, relatou que o incidente ocorreu na tarde de segunda-feira, 7, enquanto realizava a triagem dos pacientes conforme fator de risco e classificação.
Enquanto atendia uma mulher de 28 anos, a funcionária informou que o atendimento médico dela seria realizado às 19h. A paciente, aparentemente insatisfeita com a informação, teria reagido com gritos e insultos, chamando a servidora de “vagabunda” e “incompetente”, além de afirmar que ela “não servia para o cargo” e que “a situação não ficaria assim”.
Após o episódio, a paciente procurou a superior da servidora para relatar o ocorrido. No entanto, ao ser informada de que aquele era o procedimento padrão da unidade, continuou proferindo insultos, tornando necessária a presença da Guarda Municipal no local.
A funcionária não permaneceu na unidade para acompanhar o desfecho da ocorrência, pois seu expediente havia terminado. No dia seguinte, compareceu à delegacia para formalizar a denúncia. O caso foi registrado e será investigado pela Polícia Civil de Araçatuba.
Desacatar um funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela é crime previsto no Artigo 331 do Código Penal, com pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa.
Por Guilherme Renan