O Instituto de Pesquisa e Diagnóstico Social (Ipeso) divulgou no último sábado (1), os resultados da pesquisa “Prioridades”, realizada em parceria com a TV TEM, afiliada da Rede Globo na região.
O objetivo da pesquisa foi identificar o que os moradores consideram mais importantes para os próximos anos de mandato, entre 2025 e 2028 em Andradina. Os resultados mostram, na mesma proporção, as expectativas dos andradinense frente aos investimentos desde o mandato passado.
Na pesquisa, os moradores de Andradina indicaram a saúde como a maior prioridade do município, com 81% das menções na pesquisa. Foi justamente na Saúde em que o Governo de Andradina promoveu grandes revoluções, como a intervenção na Santa Casa de Andradina, único hospital da cidade, e com a transferência da Upa 24 Horas, agora prestando atendimento de emergência ao lado do hospital, melhorando o atendimento à população de mais de 60 mil habitantes. A frota passou por renovação, a Secretaria de Saúde foi decentralizada e ações de combate a endemias como a Dengue e outras doenças repercutem positivamente.
A administração do prefeito Mário Celso Lopes (PSD) terá o desafio de continuar a otimizar os recursos da saúde pública, garantindo maior eficiência nos atendimentos e para tanto tem o projeto de construção de duas novas UBSs e a implantação da Telemedicina, um sistema que vai por mais agilidade na fila de espera por atendimento médico.
A geração de empregos aparece como a segunda maior preocupação, citada por 39% dos moradores, uma demanda que cresce juntamente com a vinda de novos moradores para a cidade em busca de oportunidades nos diversos setores econômicos, incluindo comércio, serviços, indústria e turismo. O segmento de turismo, e suas áreas as associadas, no chamado “trade turístico” foi o maior responsável pela criação de novos quase 4 mil novos postos de trabalho, de carteira assinada na cidade. Além disso, a capacitação profissional (17%) surge como uma demanda relevante, demonstrando que a população busca mais qualificação para se inserir no mercado, para tanto a Prefeitura mantém ativo um Núcleo de Iniciação Profissional (NIAP), principal endereço para a formação profissional, associada a convênio com o Senai e Senac.
A infraestrutura urbana também aparece na pesquisa, com asfalto, com (21%) sendo um dos principais problemas citados. No último mandato foram investidos aproximadamente R4 40 milhões na malha asfáltica, sendo o principal investimento em “asfalto novo”, em um 0programa que vai levar asfaltamento em toda a área habitada de Andradina.
A cidade possui uma frota de mais de 40 mil veículos, o que evidencia a importância da manutenção viária e da melhoria da mobilidade urbana para evitar transtornos no trânsito e reduzir os impactos da deterioração das vias públicas.
A segurança pública (14%) também aparece entre as prioridades apresentadas, destacando a importância de medidas para coibir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança na cidade. A cidade é a que mais investe Atividade Delegada na região, que contrata o serviço de policiais militares aumentando a presença policial, e o combate ao crime tanto na zona urbana quanto na zona rural. O trabalho de Policiais Bombeiros também é contratado pela Prefeitura, fortalecendo o atendimento de emergência. No ano passado a cidade ganhou uma CIA da Força Tática da PM, fruto de um pedido do prefeito diretamente ao Secretário de Segurança Guilherme Derrite e o Município está engajado na construção de uma nova sede para o 2º Grupamento de Bombeiros, que teve sua frota renovada e ganharam reforços. A prefeitura também está substituindo toda iluminação pública da cidade por luminárias LED garantindo melhores condições de visibilidade à noite o que aumenta a sensação de segurança e previne a criminalidade.