O aumento no número de casos de dengue no noroeste paulista preocupa as autoridades de saúde. Algumas cidades da região decretaram estado de emergência no mês de Janeiro, considerado um dos piores para disseminação da doença.
A situação mais crítica é em São José do Rio Preto (SP), que decretou emergência em saúde na última sexta-feira (3). Com mais de 31 mil casos confirmados em 2024 e 11 mortes, a cidade enfrenta uma epidemia.
Na contramão desta situação Andradina está com a situação controlada, com apenas 95 casos em 2024 e 4 casos confirmados neste ano. A prefeitura, além do controle nas casas e espaços públicos, também realiza um mutirão de limpeza o Andradina Limpa. Nesta semana as ações de limpeza ocorrem no Castanheiras, Jardim Bandeirantes, Santa Cecília e Jardim das Orquideas.
A secretária de Saúde Maristela Marinho afirma que mesmo com um quadro positivo os moradores não devem descuidar da doença. Ela orienta que é preciso se dedicar, pelo menos 10 minutos diários, para ações que combatam a Dengue dentro dos próprios quintais, evitando o acumulo de água que favorece a proliferação do mosquito.
Dados 2024
Notificados 1584
Casos de Dengue 95
Dengue com Sinais de Alarme 3
Dengue Grave 1
Descartados 1467
Em Investigação 18
Dados 2025
42 Notificados
4 Casos Positivos
3 Descartados
35 Em análise